domingo, 27 de janeiro de 2013

Esquizofrenia?

A menina que não sabia ler - John Harding






Li esse livro há uns 6 meses e até hoje não sei ao certo o que acho dele. Fui completamente surpreendida pelo enredo que não se parece em nada com o que pensava que seria. 
Comecei a escrever essa resenha 2 meses após a leitura e só agora conclui, de certa forma. Me senti na obrigação de escrever algo sobre esse livro, mas não conseguia me achar. 
É aquele tipo de livro que te faz pensar sobre os limites entre o que é real e o que é fantasia, o que é certo e errado e o que nos leva a atravessar tais limites, então foi realmente muito difícil pra mim encontrar a forma certa de falar sobre ele (já é difícil pra mim normalmente falar sobre qualquer coisa que eu entenda, dirá aquilo que não entendo), queria fazer algo realmente bom, e nunca ficava bom o suficiente. Acho que nunca fica. Mas eu sempre acabo escrevendo.



A época é final do século XIX, em 1891 na Inglaterra. A história é narrada por Florence, uma órfã que vive em Blithe, a mansão de seu tio e única família que ainda lhe resta excluso seu querido meio-irmão Giles que mora com ela na mansão. Seu tio é extremamente ausente, a ponto de Florence nem se lembrar bem de sua fisionomia, e severo, a ponto de não deixar que Florence aprenda a ler.

Florence é uma menina muito curiosa e descobre uma biblioteca em Blithe. Passa horas lá e acaba aprendendo a ler sozinha. Descobre o mundo da literatura e encontra nos livros um consolo para sua solidão e um jeito de acalmar seus medos. Mas também acaba desenvolvendo uma imaginação fértil. 
Ela é uma menina de poucos amigos, aliás, a única pessoas com quem ela interagia que não fosse Giles e os empregados de Blithe era Theo Van Hoosier, o vizinho que aparecia de vez em quando para brincar (brincar?) com Florence.
Logo chega a hora de Giles, que é mais novo que Florence, começar a frequentar a escola enquanto Florence mofa em casa, e seu tio contrata sra. Grouse para ser sua preceptora. Florence não gosta muito da ideia de ter seu irmão longe de si, mas um infeliz acidente (nem tão acidental) ocorre e a sra. Grouse morre, mas logo srta. Taylor é mandada para substituí-la, para a infelicidade de Florence.

Até onde se pode chegar para proteger alguém que você ama? Para Florence, vale tudo para proteger Giles. Ela jamais poderia deixar qualquer coisa de ruim acontecer ao seu precioso Giles, nada poderia levá-lo para longe dela. Ele era tudo que ela tinha.
Fiquei chocada com tudo o que Florence foi capaz de fazer para proteger seu irmão de algo que ela "sabia" que ia acontecer. Até que ponto, Florence? Ela não mede esforços para deixar seu irmão são e salvo ao seu lado.

O livro foi um pouco cansativo, mas o final é épico. O final foi muito criticado, mas na minha opinião, foi o desfecho perfeito e foi que fez com que eu gostasse do livro... Acho que se fosse diferente eu não teria gostado tanto. 


Avaliação: 7,5

Beijos,
Ana Alice N.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Não importa se é idiota, cruel ou pequeno, suas palavras serão importantes para mim. Mas, caso seja cruel, tente fazer isso sutilmente. Nunca excluo comentários.