sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Charlie é especial

As vantagens de ser invisível - Stephen Chbosky


http://www.skoob.com.br/livro/2703


Não estava conseguindo escrever uma boa resenha para esse livro. Não porque não sabia o que escrever, mas, pelo contrário, tinha muita coisa que queria dizer e eu estava um pouco confusa (graças ao Charlie). Mas resolvi tentar e saiu isso aí. Eu mais fiz um texto ditando o porquê de eu achar que todos merecem amar esse livro do que uma resenha normal, mas tá beleza.


Sabe quando você acaba um livro, mas não consegue terminá-lo? Você não consegue consumar os sentimentos que teve durante a leitura e continua sentindo e pensando... Parece que mesmo que as páginas tenham acabado, a história ainda não acabou, os personagens continuam vivos na sua memória, e você sabe que eles estão vivos em algum lugar. E você não consegue se segurar e deixa os pensamentos voarem... Aí sua mãe grita "A comida está esfriando!" e você se lembra que estava almoçando... É como se mesmo depois de fechar o livro, você ainda estivesse num mundo diferente. Você sente que não pertence a este mundo, pois é muito cruel que você conheça tão bem e goste tanto de pessoas que não existem. Elas devem existir, mesmo que em outra realidade. Então você se deixa vagar à procura dos seus amados amigos do livro. É assim que me sinto bem agora quando penso em Patrick, Sam e Charlie. 

As cartas de Charlie são escritas de forma tão inocente, tão ingênua e simples e franca, que você se sente meio que um intruso invadindo os pensamentos mais íntimos dele. Como se você não devesse estar sabendo tudo aquilo sobre ele. E ele parece tão real, tão vivo... Acho que é por isso que é impossível não ficar pensando nele, mesmo depois de terminar o livro. Você não consegue evitar se apaixonar por ele e por isso não acredita que acabou quando lê a última página. Você acompanha Charlie numa parte importante de sua vida: quando ele conhece a juventude e tudo o que ela tem a oferecê-lo. Como ele se sente infinito.

No começo do livro, eu não estava entendendo muito bem o porquê de tantos amarem esse livro. Charlie era tão infantil... Você só entende tudo no final... (HEUAHAUEHA, vou deixá-los no suspense)

Charlie lê muitos livros e, a cada nova leitura, tem um novo livro favorito (Tão igual a mim!). Me identifiquei tanto com ele!
Tenho que dizer que os títulos que ele cita no livro são grandes títulos como O apanhador no campo de centeio, O sol é para todos e Hamlet. Perks (chamo de Perks por causa do título em inglês, The Perks Of Being a Wallflower) pode servir de norte para novos leitores à procura de bons livros para ler. E, a partir dele, muitas pessoas podem vir a se tornar amantes da leitura. Mas, quer saber? As vantagens de ser invisível é um bom livro para qualquer idade, raça, classe social, nível intelectual ou, sei lá, qualquer pertencente de qualquer lado do mundo.

"(...) E seu livro favorito? 
- Este lado do paraíso, do F. Scott Fitzgerald. 
- Por quê? 
- Porque foi o último que eu li."  
 (Patrick e Charlie - página 30)

Bem, As vantagens de ser invisível é meu livro favorito agora, mas não é só porque foi o último que li. Esse livro é muito especial. Mas é mesmo. As pessoas usam tanto as palavras em vão que elas perdem seu verdadeiro sentido, mas esse livro é realmente especial... porque Charlie é especial. Ele não é só um personagem. 

Sei que não li tantos livros assim nos meus poucos 16 anos, que não sou muito experiente, mas sei que assim como ele foi pra mim, já foi especial para outros e pode ser especial para outras pessoas. Todos deveriam conhecer Charlie, passar uma tarde com ele, tomar refrigerante com ele, sofrer com ele, rir com ele... (vou parar por aqui, porque eu realmente não quero dizer às pessoas que fumem baseado com ele) Eu poderia ficar aqui o dia todo falando a vocês para lerem esse livro. Sério.


Beijos,
Ana Alice N.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Não importa se é idiota, cruel ou pequeno, suas palavras serão importantes para mim. Mas, caso seja cruel, tente fazer isso sutilmente. Nunca excluo comentários.